Mausoléu para brasileiros no Japão irá celebrar Finados neste próximo Domingo dia 10 de Novembro

O projeto surgiu da constatação de que a maioria das pessoas não tem um túmulo para abrigar as suas cinzas

Hachioji, Japão – Inaugurado em junho de 2021, o mausoléu multicultural Memorial Restart Community irá celebrar no próximo domingo dia 10 de Novembro, o dia de Finados.
 
O Memorial foi construído no cemitério em Hachioji em Tóquio para servir como jazigo coletivo e foi edificado a partir de uma parceria entre o projeto Restart Community e o cemitério Tama Hachioji Rein.
 
Quase todas as religiões, desde a antiguidade, contam com um dia próprio dedicado à memória dos mortos. No Japão, isso ocorre no Obon, celebrado pelos budistas em agosto, e nos países cristãos, dia 2 em novembro.
 
Por ser um jazigo coletivo e multicultural, a celebração contará com a participação de budistas, xintoístas e cristãos e ocorrerá sempre no segundo domingo de Novembro.
 
O projeto surgiu da constatação de que, após mais de 30 anos do início do movimento decasségui, houve envelhecimento da comunidade, onde  a maioria das pessoas não tem um túmulo para abrigar as suas cinzas .

 

O objetivo da criação do Restart Memorial (nome provisório), um jazigo coletivo para armazenar as  cinzas de brasileiros, mas com custo acessível, inferior ao valor médio de um funeral japonês – que , facilmente, costuma passar de um milhão de ienes.

Quem tiver interesse em armazenar as cinzas no Memorial pode entrar em contato com a ONG Nihon Kaigai Kyokai (JOC) , que encabeçam o projeto. “O sonho de nossos antepassados que foram para o Brasil era retornar ao Japão. Porém, não foi isso o que aconteceu. Os imigrantes japoneses só começaram a prosperar quando encontraram uma maneira digna de enterrar seus mortos”, diz Hidekichi Hashimoto, CEO da BBG Japan. “Creio que conosco está ocorrendo o mesmo. É fundamental definir em vida onde irá depositar suas próprias cinzas.”
 
Segundo Hashimoto, a proposta do túmulo coletivo é levar as pessoas a esse tipo de reflexão. Também é preciso observar a lei. 
 
A atual legislação japonesa sobre cremação estabelece regras quanto à destinação das cinzas. Elas não podem ficar guardadas em casa nem ser lançadas em qualquer lugar. 
 
Com o memorial, ele acredita ser possível oferecer dignidade para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e não têm como adquirir um jazigo particular no Japão.  
 
Vídeo bilingue de apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=abj3W8aD64c
 
 
 
CELEBRAÇÃO DE FINADOS
 
Data: 10 de Novembro, das 14h às 15h15
Local: Memorial Restart Community – Cemitério Tama Hachioji Rein
〒192-0004 Tóquio Hachioji-shi Kasumimachi 2-399
Coordenação: Nihon Kaigai Kyokai (JOC) 


Informações: 090-3068-1285
 
Foto: Cedida
Memorial Restart Community, em Hachioji

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress