Créditos de imagens: ALEX SANTOS
Brazilian Day Japan Hamamatsu repete sucesso em sua terceira edição
Pelo terceiro ano consecutivo, o Brazilian Day Japan Hamamatsu foi realizado com sucesso. Em dois dias, brasileiros, japoneses e outras nacionalidades prestigiaram o evento que contou com mais de 25 apresentações e 300 pessoas envolvidas na produção.
A abertura oficial no sábado (5), contou com a presença de autoridades brasileiras e japonesas, além dos representantes das empresas patrocinadores. Em seu discurso, o CEO da empresa organizadora do evento, agradeceu a todos os envolvidos e principalmente ao público que sempre prestigiou o Brazilian Day Japan Hamamatsu.
“Sempre um grande desafio, o Japão é o país mais longe, tem a logística e a agenda do artista, é muito complicado conciliar tudo isso. A gente sempre buscou trazer o samba, o Japão é o segundo lugar com o maior carnaval do mundo, em Asakusa, temos muita gente aqui que gosta do samba e que ama o samba”, declarou o Mario Makuda, CEO da Promotion Brasil.
Os artistas convidados para o sábado brilharam no palco, com muito talento e profissionalismo. A chuva caiu no final do dia, mas todos fizeram suas apresentações por completo, mostrando respeito e dedicação ao público presente.
No domingo (6), o público compareceu em peso, com animação e muita energia. Os visitantes puderam prestigiar as apresentações locais e também dos convidados vindos do Brasil, como Joe Hirata e Arlindinho Cruz.
Arlindinho Cruz
O cantor e compositor Arlindinho Cruz, convidado especial desta edição do Brazilian Day Japan Hamamatsu 2024, encantou o público presente. O artista trouxe além do samba, enredos contagiantes do carnaval.
“Vai existir um Arlindinho antes desse que veio para o Japão e um após este show, este festival, este momento”, declarou o cantor.
Arlindo veio acompanhado de dois outros grandes nomes do samba, Mestre Júnior e Fred Camacho.
Ao encerrar o evento, Arlinho agradeceu ao público com uma mensagem de gratidão.
“Estou muito feliz de estar aqui, de poder trazer o samba para o utro lado do muito, muito obrigado a cada um de vocês”, finalizou.
Créditos de imagens: ALEX SANTOS
Governador Eduardo Leite envia mensagem ao Brazilian Day Japan e destaca campanha de reconstrução da EnkyoSul
No último sábado, durante a cerimônia oficial de abertura do Brazilian Day Japan em Hamamatsu, uma mensagem especial do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi exibida em um telão, reforçando a importância do evento e destacando a solidariedade entre Japão e Brasil. Em sua mensagem, Leite destacou a campanha “Gambatchê”, criada em prol da reconstrução da EnkyoSul, entidade nipo-brasileira localizada em Porto Alegre, que foi devastada pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
Eduardo Leite explicou o significado do nome da campanha expressou seu apoio incondicional à campanha e afirmou o comprometimento do governo gaúcho em colaborar com a recuperação da EnkyoSul, ressaltando a importância da entidade para a comunidade nipo-brasileira no estado
O governador afirmou que o governo do Rio Grande do Sul está unido aos esforços da campanha “Gambatchê”, buscando não apenas a reconstrução da EnkyoSul, mas de todo o Rio Grande do Sul.

Governador do Rio Grande do Sul Euardo Leite. Créditos de imagens: ALEX SANTOS
Autoridades e empresários prestigiam a terceira edição do Brazilian Day Japan Hamamatsu
Prefeito de Hamamatsu enalteceu o evento e falou dos 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países
Durante a abertura do Brazilian Day Japan Hamamatsu 2024, autoridades, empresários e convidados elogiaram o evento, que acontece pela terceira vez na cidade, uma das mais importantes e com grande número de residentes brasileiros no Japão.
O prefeito de Hamamatsu, Yusuke Nakano, disse estar feliz em poder participar de mais um Brazilian Day e falou da grandeza do evento, destacando as apresentações de mais de 20 grupos de artistas.
“É um evento que se harmoniza com Hamamatsu, que é o lar da maior comunidade brasileira do Japão e conhecida como a cidade da música”, discursou.
Nakano lembrou que no próximo ano será celebrado os 130 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, a data deve ser um marco para as duas nações.
“Além de fortificar o vínculo entre as duas nações, também será uma oportunidade para intensificar ainda mais o intercâmbio interpessoal dentro do Japão’, destacou.
O prefeito da cidade encerrou seu discurso desejando sucesso ao Brazilian Day Japan Hamamatsu e que possar ser mais que um simples evento e sim uma ferramenta para unir as pessoas.
“Desejo que o evento fortaleça ainda mais a integração e os laços de amizade entre os participantes, brasileiros e japoneses”, finalizou.

Prefeito de Hamamatsu Yusuke Nakano. Créditos de imagens: ALEX SANTOS
Participaram da cerimônia de abertura as seguintes personalidades:
Noguchi Yasushi – Diretor-Geral da América Latina e Caribe do
Ministério das Relações Exteriores do Japão
Yusuke Nakano – Prefeito de Hamamatsu
Takeshi Kageyama – Prefeito de Kosai
Noritaka Torii – Vereador da Câmara Municipal de Hamamatsu
Hiroshi Anma – Diretor Executivo da HICE
Shozo Takagi – Presidente da Aliança de Intercâmbio Brasil Japão
Takao Omae – Presidente da Associação Central Nipo-Brasileira
Akira Iwao – Diretor Executivo da Associação Central Nipo-Brasileira
Hitomi Sekiguchi – Diretora Executiva da Associação Central Nipo-Brasileira e Conselheira do Bunkyo
Yukimitsu Hamaura – Presidente da Jubilo
Renato Ishikawa – Presidente da BUNKYO
(Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social)
Eber Toyohashi – Presidente do Conselho de Cidadãos
Marcelo Hironaka – Presidente da Brazilian Business Group Asia
Eli Renato Queiroz – Gerente-adjunto Banco do Brasil
Daisuke Matsushita- Diretor de Marketing Fujiarte
Walter Masaru Nobusawa- Diretor Geral Kowa
Kazuhisa Koyanagi- Diretor Geral Avance Corporation
Nobuyuki Kondo -Gerente de RH e carreira Global Outsourcing
Andre Hasegawa -Gerente de RH e carreira Global Sankyo Tecno Staff
Takashi Hatano -Diretor de de Vendas LP Staff
Gustavo Murayama- Sub-Gerente Man to Man Man To Man
Takahashi- Diretor Administrativo Asahi House
Kazuhiki Tsuji- Diretor de Projetos Smart Contents
Alexandre Ueno- Hama In Auto Escola
Celio Nakahara- Gestor do Polo no Japão Uninter
Toshiaki Ishizu- Presidente Render Shokai
Emerson Hirano- Presidente LED Vision
Kazuo Shiraishi -Presidente Yorokondo Business
Mario Makuda -Presidente Promotion Brasil
Autoridades e empresários entoando o hino nacional do Brasil e Japão. Créditos de imagens: ALEX SANTOS

Mario Makuda - Presidente Promotion Brasil. Créditos de imagens: ALEX SANTOS
Joe Hirata recebe homenagem surpresa no Brazilian Day Japan em Hamamatsu
No último domingo (6), o cantor nipo-brasileiro Joe Hirata foi surpreendido com uma emocionante homenagem durante o Brazilian Day Japan, realizado em Hamamatsu. A surpresa preparada pela organização do evento foi para celebrar os 30 anos da maior conquista do artista, que fez história como o primeiro estrangeiro a vencer o prestigiado concurso Nodojiman da emissora de televisão japonesa NHK.
Há três décadas, Joe Hirata se consagrou como o grande vencedor do principal concurso de karaokê da NHK, marcando um momento histórico para a comunidade brasileira no Japão. Esse feito, que abriu portas para sua carreira, foi lembrado com carinho e gratidão durante a homenagem.
Durante o Brazilian Day Japan, diversas mensagens de parabéns foram transmitidas ao cantor, reconhecendo sua contribuição para a cultura nipo-brasileira e o sucesso alcançado ao longo de sua trajetória. Joe Hirata foi agraciado com dois certificados especiais: um entregue pela organização do evento e outro oferecido pelo Consulado do Brasil em Hamamatsu, em reconhecimento aos seus 30 anos de dedicação à música e à representação da comunidade nipo-brasileira no Japão e no Brasil.
“Estou sem palavras, me controlando para não chorar”, disse.
Homenagem a Joe Hirata. Créditos de imagens: ALEX SANTOS
Da fabrica para o maior concurso de música da televisão japonesa
Em 1988, Joe Hirata veio para o Japão e trabalhou como dekassegui por seis anos. Segundo o cantor, ele recebeu muito apoio dos seus amigos, inclusive dos seus chefes japoneses, que o incentivaram a participar da sua grande conquista no Japão.
Hirata arriscou e foi para o maior concurso amador da canção japonesa, o NHK NODOJIMAN, organizado pela rede estatal TV NHK. Na época, 80 mil pessoas estavam concorrendo ao título de campeão, Joe Hirata cantou a música SHINING ON KIMIGA KANASHII e se consagrou o grande vencedor (Nippon Iti) do programa, sendo o primeiro estrangeiro a conquistar o título na história do Japão.
Visivelmente emocionado, Joe agradeceu a homenagem e relembrou os momentos mais marcantes de sua carreira, ressaltando a importância do apoio que recebeu tanto do público brasileiro quanto japonês. Um momento especial do show, foi quando seu antigo chefe da época, sr. Sakai apareceu na primeira fileira e foi convidado a subir no palco, para contemplar o agora artista Joe Hirata.
“Eu tive muito apoio dos meus amigos na época e dos meus chefes, hancho, kojocho, isso foi muito importante pra mim. Eles sabiam que eu gostava de cantar e me incentivavam a seguir a carreira”, lembrou.
A homenagem a Joe Hirata não foi apenas um tributo à sua carreira, mas também um reconhecimento do trabalho de integração entre brasileiros e japoneses, que ele promove através da música.
Brazilian Day Japan abre espaço para banda gospel e conquista o público com louvores
O Brazilian Day Japan Hamamatsu, teve um momento especial na edição deste ano com a participação inédita de uma banda gospel. A Banda Remanescente subiu ao palco e encantou o público com louvores, trazendo uma nova energia para o evento, que sempre apresentou os estilos tradicionais, como sertanejo, axé, mpb e rock.
Formada por músicos da região de Toyohashi, Hamamatsu, Fukuroi e Kakegawa, a Banda Remanescente apresentou um repertório de músicas gospel com uma mistura de estilos, incluindo Pop, Groove Music e Black Music.
Para a banda, formada com Sara Okada (vocal), Daniel Balthazar (teclado), Dhiosefer Santos (baixo), Patrick Martins (bateria) e David Toyota (guitarra), a experiência de estar no maior evento da comunidade brasileira na Ásia, foi marcante.
“Foi algo muito especial para todos nós. Sabemos que o Brazilian Day é um evento secular, mas fomos tão bem recebidos que nos sentimos completamente à vontade!”, comentou o líder da banda, David Toyota.
Além do convite, a banda também agradeceu a equipe de som pelo suporte técnico que ajudou eles a brilharem no palco. “Esses caras são sensacionais!”, disse Toyota.
Os elogios se estenderam ao produtor artístico Paulo Silva, mais conhecido por Paulão e aos apresentadores. “Paulão foi super simpático, um grande anfitrião! Vocês, apresentadores, sempre nos motivando e nos dando aquela força! E a galera da plateia foi sensacional, apoiando e cantando junto com a gente o tempo todo!”, declarou David

Banda Gospel Remanescente. Créditos de imagens: ALEX SANTOS
A banda resumiu a experiência com duas palavras: “Gratidão e Alegria”. Para eles, o Brazilian Day Japan não foi apenas mais uma apresentação, mas um momento de conexão com o público e de compartilhamento de sua mensagem. “Esperamos poder participar mais vezes desse evento tão grandioso e acolhedor como o Brazilian Day”, destacou a banda.
Com três anos de estrada, a Banda Remanescente surgiu de um concurso de talentos, da antiga formação permaneceram apenas a vocalista Sara e o guitarrista David, que junto com os atuais integrantes, tem se dedicado a levar alegria e uma mensagem espiritual por onde passa. Com sua participação no Brazilian Day Japan – Hamamatsu, eles mostraram que a música gospel pode ter espaço em grandes eventos culturais, conquistando diferentes públicos e quebrando barreiras musicais.
E assim foi mais um Brazilian Day Hamamatsu 2024 com muitas homenagens . Esperamos vocês no próximo Brazilian Day Hamamatsu 2025.
Instagram: Brazilianday.japan